segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O Pássaro - Samanta Holtz


O PÁSSARO - SAMANTA HOLTZ

SINOPSE

Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado?

Finalizei a leitura do livro “O Pássaro”, de Samanta Holtz, e poderia dizer que as palavras me faltaram para expressar o sentimento que essa leitura me proporcionou. Porém, não seria justo com a escritora, que em um livro de quase 500 páginas conseguiu um belíssimo texto e prendeu minha atenção do início ao fim, sem achar cansativo ou enfadonho. Demostrou com muito talento o seu poder de transformar palavras escritas em arte. Uma leitura surpreendente que trouxe um derramar de emoção e fez transbordar nos meus olhos o rio do meu interior como cascatas.

O livro é maravilhoso! A história se passa na Europa do século XIII, época dos senhores feudais, onde a sociedade era marcada pela divisão entre suseranos e vassalos. E é nesse contexto, onde ricos e pobres definitivamente não se misturavam que se encontrava Caroline Mondevieu, a filha do Barão, uma jovem que não se encaixava nos padrões de sua época, onde as mulheres eram submissas aos seus esposos e os filhos homens aprendiam desde cedo à importância da frieza sentimental como símbolo de força, garantia de respeito e poder sobre seus subordinados, inclusive suas esposas.

Caroline tinha tudo que a riqueza pode proporcionar, nasceu em berço de ouro e vivia em um suntuoso castelo. Entretanto, sua vida começa a mudar quando ela percebe que além da sua vidinha de princesa existia outra forma de viver, muito diferente. Sem privilégios e onde as injustiças eram constantes. Foi justamente por questionar essa diferença que ela toma as decisões mais surpreendentes e que vão interferir em toda a sua vida.  O mundo se revelou de uma forma para ela que o seu espírito já não encontrava a paz naquela propriedade e o seu castelo era como calabouço que lhe impedia de chegar onde a sua imaginação poderia levar.

A busca por liberdade a conduziu ao verdadeiro amor, isso depois de muitas fugas de casamentos arranjados. Mas, foi na simplicidade de um amor plebeu que Caroline conseguiu transforma-se de menina em mulher. Que enfrentou a frieza do pai e os costumes de sua época para abrir seu coração e voar como um pássaro em um céu onde não existiam nuvens e o seu espírito pode encontrar a paz que somente os que amam de verdade conseguem sentir.

Parabéns Sananta Holtz! Sem dúvidas um livro que veio para mostrar a grandiosidade do seu talento e ensinar que, por mais que a vida seja confortável, se a felicidade não está presente, sempre vale a pena voar alto e correr os riscos. Pois os sonhos são conquistados por aqueles que não têm medo de altura e querem voar como os pássaros.

Um comentário:

  1. Sidney,

    Que gratificante receber uma resenha tão linda de um colega de profissão!! Fico muito feliz em saber que "O Pássaro" despertou tantas emoções em você e que minha forma de escrever o agradou :)

    Obrigada por compartilhar suas impressões a respeito do livro aqui no blog, com seus leitores!

    Abraços,
    Samanta

    ResponderExcluir